A Transformação do FREELAS e a importância de desenvolver todas as etapas do pilar de diversidade e inclusão
O FREELAS está mudando e queremos compartilhar com vocês a nossa emocionante transformação. Agora, é possível não apenas acessar uma base qualificada de talentos para fazer contratações temporárias, como também divulgar vagas efetivas para trazer mais diversidade para as organizações.
Mas como não adianta atrair talentos e não oferecer condições para que eles se desenvolvam, agora oferecemos nossa comunidade gamificada, onde essas profissionais podem se desenvolver para alcançar posições de liderança.
Nosso objetivo é ajudar as empresas a trazerem seu pilar de DEI como parte da sua estratégia, uma vez que ele tem o potencial de melhorar sua performance em múltiplos setores, gerando melhores índices de inovação, lucratividade, performance, engajamento, atração, retenção…
E é por isso que estamos crescendo não apenas para oferecer novas funcionalidades, mas sobretudo para reivindicar que este tema seja tratado de forma global e estratégica. Vamos explicar um pouco melhor o porquê.
Passos Rumo à Inclusão
Entendemos que a construção te uma cultura de inclusão não ocorre de forma imediata, mas é um processo gradual que requer atenção em todas as etapas. Não é suficiente ter um recrutamento inclusivo, precisamos garantir que todos tenham a oportunidade de prosperar nas organizações. Afinal, recrutamento inclusivo não é só sobre vagas, mas também sobre criar um ambiente onde todos possam crescer e evoluir.
Por isso, o trabalho do BCOME não envolve apenas conectar pessoas e empresas, mas garantir que mais mulheres se desenvolvam na nossa comunidade e se integrem não apenas entre elas, mas, também, aos valores das organizações onde atuam.
Da Marca à Cultura Inclusiva
Ter uma marca inclusiva é muito mais do que declarar intenções e realizar ações pontuais. É desenvolver uma cultura que permeie todas as camadas da empresa e trazer essa visão para a estratégia do negócio, sempre considerando interseccionalidades. Portanto, não se trata apenas de ter mulheres em cargos de liderança, mas de ter mulheres negras, com deficiência, LGBTQIA+, etc.
Metas, Métricas e Mudanças Reais
Definir metas é importante, mas a chave está em acompanhá-las com métricas concretas. É preciso ver as mudanças acontecendo diariamente para ajustar as ações quando necessário e garantir que nossos compromissos não fiquem apenas no papel.
Por isso, aqui no BCOME, oferecemos aos nossos clientes essa mensuração de impacto em tempo real. Pois sabemos que para executar ações de ESG intencionais e efetivas é preciso ter clareza sobre onde estamos, onde queremos chegar e o quanto nossas ações cotidianas estão alinhadas com isso.
Para ajudar nossos parceiros a alcançar resultados ainda mais incríveis, agora contamos com um onboarding ultra direcionado e com uma rede de especialistas em DEI para assistí-los no recrutamento, mas, também, para oferecer treinamentos direcionados às suas necessidades específicas.
A Importância das Contratações Temporárias para a Inclusão Efetiva
Sabemos que ter políticas de contratação inclusivas é fundamental, mas que quando isso não é incorporado ao DNA das organizações, acabamos cometendo o erro de não incorporá-las nas contratações temporárias. Comumente precarizados, estes profissionais poucas vezes são considerados quando da estruturação dessas políticas, ainda que sejam os mais vulneráveis de toda a cadeia. No BCOME, consideramos este passo fundamental, por isso oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de incorporar mais esta ação aos seus processos. Garantindo não apenas mais agilidade e economia nestas contratações, mas, também, mais diversidade e inclusão.
O FREELAS está evoluindo para oferecer mais do que apenas serviços. Estamos comprometidos com uma mudança genuína e queremos construir cada vez mais parcerias sólidas para transformar essa realidade junto com a gente.
Somos o único hub da América Latina que conecta mulheres e negócios, fomentando a equidade de gênero em 360 graus e agora ampliamos ainda mais nossa capacidade de impacto. Contrate pelo BCOME e venha fazer parte dessa mudança. Estamos ansiosos para embarcar nessa jornada com vocês, rumo a um futuro mais diverso, inclusivo e igualitário.
Sophia Prado é CEO & Founder no BCOME, advogada, cineasta e doutora em antropologia pela Universidade Federal Fluminense, onde pesquisou novas economias e empreendedorismo feminino.
Kawane Chappetta formada em cinema e artista multidisciplinar é Redatora, social média e designer gráfico da FRRELAS.